quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cozinhar e comemorar

Hoje, "jeito simples de ser" completa um mês!!! É uma grande alegria para mim poder utilizar este espaço para dividir minha vida com vocês. Obrigada  pelo carinho de todos que já passaram por esse caminho e deixaram suas doces palavras. Obrigada Ana querida, que me incentivou e acreditou ser possível essa realizaçaõ. Obrigada marido que muito me apoia e me ajuda a bem viver... E para comemorar, vou postar uma receita ímpar. Alguns sabores são sem paralelo para mim. É o caso do shitake. Textura macia, tenro, cheiroso e quem nunca comeu me pergunta, que gosto tem? Só me resta dizer que tem gosto de shitake! Aqui em casa eu e marido amamos, mas a maioria das pessoas que conheço,torcem a cara quando o assunto está em pauta. Por outro lado, tem uns poucos amigos que apreciam tanto quanto nós mas dizem que não sabem como prepará-lo.
Tivemos a sorte de conhecer uma senhorinha japonesa muito amável que nos ensinou todo o processo de preparação para que fique saboroso e bonito.
Ela se chamava Emiko, mas infelizmente partiu antes do combinado deixando junto com suas receitas, muita saudade. Vou tentar mostrar aqui como se prepara o shitake para que ele fique saboroso como ela fazia.
Claro que como sempre, conto nessas ocasiões com a valiosa colaboração do marido, que além de ajudar no preparo, ajuda também com a arte da fotografia. Nada que eu diga, é capaz de expressar corretamente o valor deste gesto. Mas ele sabe do meu reconhecimento.  ;))


Segue os ingredientes para o molho de shitake:


_ 300 gr de shitake fresco
_ 1 cebola média cortada em rodelas bem finas
_ 1 alho poró cortado bem fino
_ salsinha picadinha a gosto
_ cebolinha picadinha a gosto
_ um molho pequeno de nirá cortado em pedaços de 5 cm
_ molho shoyo o quanto baste ( eu uso o ligth porque tem menos sal)
_ 1 colher de chá de manteiga
_ um pouco de azeite


Quanto a massa, usamos farfale por questão de estética...fica lindo!
Em uma receita pode-se usar 200 gr de massa cozida ao dente.


Vamos então cortar os ingredientes e saltear.


olha que coisa mais linda...

...

Você precisa retirar os cabinhos que o shitake tem, aqui eles já foram retirados e eu não fotografei esta parte. Sorry... :(
Pegue os cogumelos, retire os cabinhos e passe um pano úmido sobre eles para retirar qualquer sujeira que possa haver. Não os lave, se não eles ficam encharcados de água. Depois de limpos, fatie.


fatie-os com 1cm aproximadamente.

Em uma frigideira grande, salteie o alho poró e a cebola com um pouquinho de azeite por 2 min. Retire da frigideira e reserve.

junte o nirá, o shitake, a manteiga e o shoyo.
Salteie por 4 a 5 min. ou até que esteja macio e tenha absorvido o shoyo.

vai ficando assim...

junte o alho poró e a cebola que estavam reservados.

Salteie por mais 2 min. Prove e se nescessário, corrija o sal acrescentando um pouco mais de shoyo.

Acrescente a salsinha e a cebolinha e apague o fogo.
A essa altura o farfale já deve estar cozido e escorrido para receber o molho.

Saindo fumaça...

mais de perto...

Regue com azeite extra virgem...

Como sou apaixonada por berinjelas, não resisti e gratinei umazinha
pra comer junto..hehe.

E assim fica aqui esta receita simples e rápida para se comer rezando!

Um ótimo dia pra você!!!!
Bjos, :*)  :*)  :*)














6 comentários:

Unknown disse...

Água na boca...
Bjs,
marido

Margarida disse...

Tem tão bom aspecto! Também adorei os moranguinhos. É bom passar o tempo a fazer coisas bonitas para depois desfrutar com tempo e com prazer.
Beijos.

Myrian disse...

São para o jantar?
Tem lugar na mesa para SEIS vizinhos? rsrsrs
Beijocas.

Unknown disse...

Q delícia de receitinha para comemorar 1 mês de blog. PARABÉNS querida!!!
Q estejamos sempre juntas para trocar receitinhas 1000 e encantar o dia uma da outro por meio de nossos bloguitos.
Bj em seu coração e sucesso sempre com o seu 'Jeito Simples de Ser' e encantar! ;D

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Norma

HUMMMMM
Falei de ti e outra amiga na postagem de hoje, passa pra ver!!!!
bjo enorme amiga!!!

Lele disse...

Isso é covardia! Tô com vontade ....
Feliz 2011
Parabéns pelo blog.
Visite meu blog e conheça meus trabalhos em mosaico e restauração de móveis.
Lenita Abreu
http://lennitaa.blogspot.com