quinta-feira, 12 de julho de 2012

O Pão nosso de todo dia

Você que me conhece, já sabe do meu gosto de fazer pão em casa. Foi um hábito adquirido há alguns anos por conta de minha irmã mais velha, Amarilis, que também é minha madrinha e sempre fez pães deliciosos. Só que ela os fazia no muque mesmo e euzinha.compreguiçadebraço faço na máquina de fazer pão. ;P 
Minha outra irmã Marina, também faz pão em casa e penso que deve ser algum problema de DNA que está na carga genética das mulheres da família.
Bem, isso é papo biológico que vamos deixar pra outro momento... Vamos agora para a receita e o procedimento.
Ocorre que a máquina de fazer pão não é assim uma Brastemp e Marina, muito sabida, desenvolveu um método infalível de usá-la a contento. Se você tem uma "criança" destas em casa, atente para este incrível pulo do gato:
a máquina de pão deve ser colocada no programa 8 ( massas).
- Coloque na caçamba 1 copo medida de farinha branca,
- meio copo de farinha integral " jasmine" tipo fina, 
-2 medidas ( da parte menor da colher medida) de fermento biológico seco,
- 2 medidas, ( da parte maior da colher medida) de açúcar mascavo,
- uma pitada generosa de três dedos de sal,
- uma colher de sopa de azeite
- meio copo medida de água


Ligue a máquina. Ela vai bater a massa por uns 20 minutos e parar para crescer. Quando ela apitar, desligue e feche para manter o calorzinho de dentro. Pegue a massa que vai estar bem crescida e coloque numa superfície lisa com um pouquinho de farinha branca e sove na mão por uns 3 minutos apenas. Coloque em uma assadeira de bolo inglês pequena, untada e enfarinhada. Agora abra a máquina e deixe o pão crescer dentro dela. Deixe por uns 35 minutos. Ligue o forno e deixe aquecer por 5 minutos e só então abra a máquina de pão e retire a forma. Deixe assar em forno médio por 22 minutos. Prontinho! Parece muito complicado mais não é. Outro dia coloco as fotos de todo este procedimento que não dá trabalho nenhum, eu afirmo e a satisfação de comer um pão feito em casa não tem preço!




o bichinho fica lindinho...hehehe...
Vou filmar o processo e provar pra você que é moleza!!!

Então vamos colocar água no fogo que a hora do café é agora. :))

Um excelente final de semana pra todos nós!

Bjos, ;*)  ;*)  ;*)




11 comentários:

Cheiro de Vanilla disse...

Tambem amo fazer pao em casa, sempre faco os meus, so quando enjoo que busco na padaria, sem nao e pao, pao de queijo, panquecas.... enfim minha cozinha vive suja hehehehe.
bjs.......
Ps: seu pao ta dando fome.

Tina Bau Couto disse...

VOCÊ IA AMAR CONHECER MEU PAI, PADEIRO E CONFEITEIRO EU ACHO QUE DESDE O BERÇO.
Na casa de meus pais tem uma fabrico semi-profissional, com batedeira, um maquina de prensar massa manual, fornos, e trecos inventados por meu pai (que tb é inventor e concertador desde o berçário), para amassar, enrolar pão, formas feitas por ele, condimentos e td um arsenal que faz uma casa antiga, enorme, alta e centenária cheirar a pão desde o portão da entrada até o quintal.
Fora as receitinhas e dicas que ele tem a perder de vista.
Em minha casa não pode faltar pão e café, passo sem água até, mas sem pão e sem café não :)

cacau jafet disse...

Olá amiga!
Que cheirinho delicioso de pão caseiro!!!!!
Amiga,estou passando para te convidar para o sorteio lá no meu bloguito http://cacaujafet.blogspot.com
Estou sorteando uma tela 50 por 70 é uma paisagem mineira.
te espero lá.
bjosssssssssssss

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olha, tenho que te corrigir, vc e sua família não tem defeito de DNA, tem é virtude de DNA, pois fazer pão em casa é uma virtude no mundo industrializado de hoje! Adoro fazer os pães em casa tb e estou doidinha pra comprar uma máquina dessas!
Ficou hiper lindo e gostoso seu pão...manda um pedacinho!
Bjs e uma ótima sexta-feira para vc e sua família!
CamomilaRosa

Anônimo disse...

Que beleza de pao! Ja provei e realmente faz sucesso ,como tudo que vc poe a mao! beijinho Lilica.

Myrian disse...

Eu sou mesmo uma felizarda...
Tive a alegria de comer desse pão caseiro sensacional!
E a beleza dessa violeta?
Flores mimosas e folhas tão saudáveis.
Beijos.

Regina disse...

Oi Norma querida, tudo bem?

Sue pão ficou lindo e com jeito de

delicioso. E a apresentação nessa

linda foto ficou demais, amei tudo,

o pão, a violeta e essa xícara, que

fofa.

um beijo carinhoso

Regina Célia

ana maria ( jeito de casa) disse...

Amiga, essa fotos estão de revista!!! hehehe
menina, eu fazia pão qdo casei, porque minha mae também fazia, mas tinha dias que não dava muito certo e acabei desgostando, era ´so a gente e não valia muito a pena.
Outro ponto, um pãozinho gostoso desses , aí que eu engordo, rs
mas que ótimo o Dna da família.

boa noite, bjuu

Cris e Nai disse...

Oi Norma,também faço pão caseiro, só que no muque mesmo, não tenho máquina, na verdade fazia muito mais quando meus pais estavam aqui, eles adoravam eu gosto mais de fazer do que comer,por isso no momento minha produção está parada. Mas o teu está lindíssimo de encher os olhos e dar água na boca, as imagens maravilhosas, adorei. Beijos e um final de semana de luz e paz!

mollymell disse...

Delícia de pão! Eu nunca fiz pão em casa e não acredito q um dia irei me arriscar, afinal sou filha de padeiro e os sempre tivemos os melhores pães do mundo em casa.
Sabe aquela estória, filho de peixe peixinho não é :)

Unknown disse...

Nossa, parece facílimo mesmo!!
Qdo era adolescente tinha o hábito de fazer bolos, pães e etc lá em Friburgo e eu amava fazer!!
infelizmente, hj, na correria do RJ acabo me contentando com o pão da sacolinha ou padaria, mas qdo vejo fotos e textos como o seu... consigo sentir o quantinho da forma e o cheirinho bom pela casa.
Ai q vontade q dá!!
Bj enfarinhado nesse coração amado. ;D